SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2Are We Teaching what We Need to about Rheumatologic Diseases?Translation, Cultural Adaptation and Validation of the “Physicians’ Reactions to Uncertainty (PRU)” Questionnaire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

FERRI, Paulo Alberto  and  GOMES, Rafael da Silveira. Formação Situada ou Situações do Formar: Internato Médico em Questão. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.2, pp.252-260. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e02502014.

Analisamos os processos de formação médica situados nos corredores da emergência de um hospital público da região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. O internato entra em questão como um processo de experimentação do trabalho em que a curiosidade e a novidade dos primeiros procedimentos realizados impulsionam a conquista do hospital como espaço de experimentação do ser médico. Apostamos numa formação que extrapola o sentido clássico de tempo em que se está vinculado a um processo formal de aquisição de conhecimento – formação que extrapola o percurso acadêmico e ganha sentido enquanto processo de produção de sujeitos. Este trabalho se vincula a uma leitura singular do modo como são tratados os fenômenos do trabalho e da formação em saúde.

Keywords : –Internato e Residência; –Trabalho; –Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )