SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Tradução, Adaptação Cultural e Validação do Questionário “Reação Médica à Incerteza (PRU)” na Tomada de DecisõesAprendizagem Baseada em Problemas no Internato: Há Continuidade do Processo de Ensino e Aprendizagem Ativo? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BERALDI, Gabriel Henrique; GAGLIARDI FILHO, Julio Cesar; NUNES, Maria do Patrocinio Tenorio  e  GANNAM, Silmar. Gênero Pode Ser um Fator na Seleção do Vestibular de Duas Escolas Médicas Brasileiras. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.2, pp.268-275. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e00162014.

Este é um estudo de dados secundários para investigar se o gênero é um fator determinante na admissão do vestibular de Medicina. O vestibular de duas escolas médicas (EM) brasileiras, universidades A e B, foi analisado, e o número de candidatos de cada vestibular foi comparado ao número de alunos matriculados em cada EM de acordo com o gênero no período de 1995 a 2009. Os mesmos dados disponíveis dos Estados Unidos (EUA) em 2011 foram avaliados. Notou-se um aumento do número de mulheres prestando vestibular de Medicina, mas este aumento não correspondeu à porcentagem de mulheres matriculadas. Houve uma tendência a selecionar mais homens. Em A, 39,3% dos candidatos e 47% dos estudantes admitidos eram homens (OR = 1,37; IC95% = 1,24 – 1,51). Em B, os homens representavam 39,3% dos candidatos e 65,4% dos estudantes admitidos (OR = 2,93; IC95% = 2,76 – 3,11). Estes resultados não foram confirmados nas EM dos EUA. A análise do EE sugere que a maior seleção de homens poderia ser produto do formato dos vestibulares.

Palavras-chave : –Vestibular; –Gênero; –Admissão; –Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )