SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2In Situ Simulation, a Multidisciplinary Training Method to Identify Opportunities to Improve Patient Safety Improvement in a High Risk UnitThe First Year of the Freshman Support Group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

AMORIM, Karla Patrícia Cardoso et al. Mediarte com Amor e Humor: uma Experiência a partir do Olhar dos Participantes. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.2, pp.294-301. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e01132014.

Trata-se de um relato e reflexão a respeito do Projeto MediArte com Amor e Humor, com base nas vivências e percepções das autoras/estudantes integrantes do projeto. O Projeto é uma atividade de extensão da UFRN envolvendo estudantes de medicina. Neste objetiva-se trabalhar a humanização por meio das virtudes humor e amor através de atividades lúdico-recreativas, nas dependências do Hospital de Pediatria da UFRN, envolvendo pacientes, acompanhantes e profissionais semelhantes às intervenções de palhaçoterapia. Busca-se, dentre outros aspectos, resgatar o sorriso e alegria das crianças doentes e promover o cuidado humanizado. Observa-se que a presente iniciativa conforma-se como uma estratégia de educar em saúde, onde teoria e práticas potencialmente interdisciplinares, humanizadoras e éticas são desenvolvidas, contribuindo para uma formação mais integral dos alunos de graduação, bem como uma iniciativa de humanização do cuidado no SUS.

Keywords : –Humanização da Assistência; –Assistência Integral à Saúde; –Criança Hospitalizada; –Educação Médica; –Ética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )