SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Simulação in Situ, uma Metodologia de Treinamento Multidisciplinar para Identificar Oportunidades de Melhoria na Segurança do Paciente em uma Unidade de Alto RiscoO Primeiro Ano do Grupo de Apoio ao Primeiranista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

AMORIM, Karla Patrícia Cardoso et al. Mediarte com Amor e Humor: uma Experiência a partir do Olhar dos Participantes. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.2, pp.294-301. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e01132014.

Trata-se de um relato e reflexão a respeito do Projeto MediArte com Amor e Humor, com base nas vivências e percepções das autoras/estudantes integrantes do projeto. O Projeto é uma atividade de extensão da UFRN envolvendo estudantes de medicina. Neste objetiva-se trabalhar a humanização por meio das virtudes humor e amor através de atividades lúdico-recreativas, nas dependências do Hospital de Pediatria da UFRN, envolvendo pacientes, acompanhantes e profissionais semelhantes às intervenções de palhaçoterapia. Busca-se, dentre outros aspectos, resgatar o sorriso e alegria das crianças doentes e promover o cuidado humanizado. Observa-se que a presente iniciativa conforma-se como uma estratégia de educar em saúde, onde teoria e práticas potencialmente interdisciplinares, humanizadoras e éticas são desenvolvidas, contribuindo para uma formação mais integral dos alunos de graduação, bem como uma iniciativa de humanização do cuidado no SUS.

Palavras-chave : –Humanização da Assistência; –Assistência Integral à Saúde; –Criança Hospitalizada; –Educação Médica; –Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )