SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Mediarte com Amor e Humor: uma Experiência a partir do Olhar dos ParticipantesImplantação de uma Liga Acadêmica de Anatomia: Desafios e Conquistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

DAMIANO, Rodolfo Furlan; SANTOS, Amanda Guedes dos; PEREIRA, Maria Amélia Dias  e  SANTOS, Roseli Maria dos. O Primeiro Ano do Grupo de Apoio ao Primeiranista. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.2, pp.302-309. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e02272013.

Este trabalho é um relato de experiência do primeiro ano de funcionamento do Grupo de Apoio ao Primeiranista (GAP). O GAP é um grupo desenvolvido por alunos de Medicina de uma universidade privada do Estado de São Paulo, apoiado por sua direção, com o intuito de amparar e humanizar a recepção aos ingressantes. O início das atividades do GAP ocorreu em 2013 com base nos conceitos de tutoria/mentoring, aplicado por outras escolas médicas brasileiras. Nas reuniões semanais do GAP, os participantes (alunos do primeiro ano) e mentores (acadêmicos veteranos e uma psicóloga institucional) discutiam temas como resiliência, compaixão, humildade e respeito. Durante as reuniões, notou-se uma problemática extensa em relação ao trote universitário, referido pelos primeiranistas como o pior problema enfrentado na universidade. Na sequência dos encontros, o grupo direcionou suas ações para reduzir o trote na universidade. O GAP, apesar de estar em seu primeiro ano de funcionamento, mostrou ter eficácia relevante, podendo ser um modelo a ser implementado em outras universidades.

Palavras-chave : –Preceptoria; –Educação Médica; –Estudantes de Medicina; –Ética; –Violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )