SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Reflexões acerca do Ensino de Pediatria no Século XXI: o Cenário Brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FERNANDES, Janainny Magalhães et al. Movimento “Carta Verde” como Transformador da Realidade da Formação em Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.336-338. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02502013.

Diante da necessidade da formação voltada para o trabalho em equipe e o desenvolvimento de discussões e construções coletivas nos campos de saberes, estudantes e docentes das diversas áreas da saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul criaram uma proposta de mobilização em busca de uma formação interdisciplinar. O produto final dessa mobilização culminou na criação, pelos estudantes, de uma Carta de Intenções – denominada “Carta Verde” – para mudanças curriculares voltadas à formação interprofissional. Esse nome representa a liberdade e a saúde, no intuito de que, juntas, todas as profissões possam se complementar e produzir saúde desde sua formação. Além disso, horários “verdes” para a participação de projetos, criação de coletivos em saúde e discussões entre as diversas áreas do conhecimento são estratégias para otimizar a formação em equipe dos futuros profissionais. O produto dessa carta pode induzir mudanças curriculares mais efetivas e concretas no que diz respeito à formação interprofissional segundo as atuais necessidades do Sistema Único de Saúde do nosso país.

Palavras-chave : Ensino; Saúde; Prática Profissional; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )