SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Reflections on Teaching Pediatrics in 21st Century BrazilTeaching and Learning in Supervised Internship: Integrated Internship in Health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

BRASIL, Vitor Jorge Woytuski  and  BATISTA, Nildo Alves. O Ensino de Geriatria e Gerontologia na Graduação Médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.344-351. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e01052013.

Este ensaio evidencia aspectos de relevância para o ensino de Geriatria e Gerontologia nas escolas médicas brasileiras, balizados na literatura atual sobre a temática e no diálogo com docentes de Geriatria. Vislumbramos a inserção acadêmica da Geriatria e Gerontologia como uma aproximação gradual das escolas do processo de envelhecimento e suas consequências médico-sociais. Para que isto ocorra, enfatizamos a utilização de ações verdadeiramente interdisciplinares que perpassem de forma longitudinal todos os anos do curso médico e integrem as demais especialidades. A ampliação e diversificação dos cenários formais de aprendizagem, além da preocupação com a capacitação e qualificação docente nesta área foram identificadas como pilares indispensáveis à formação de profissionais que possam atender de forma adequada às necessidades de saúde da população idosa nas próximas décadas.

Keywords : Currículo; Educação Médica; Geriatria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )