SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Reflexões acerca do Ensino de Pediatria no Século XXI: o Cenário BrasileiroEnsino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

BRASIL, Vitor Jorge Woytuski  y  BATISTA, Nildo Alves. O Ensino de Geriatria e Gerontologia na Graduação Médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.344-351. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e01052013.

Este ensaio evidencia aspectos de relevância para o ensino de Geriatria e Gerontologia nas escolas médicas brasileiras, balizados na literatura atual sobre a temática e no diálogo com docentes de Geriatria. Vislumbramos a inserção acadêmica da Geriatria e Gerontologia como uma aproximação gradual das escolas do processo de envelhecimento e suas consequências médico-sociais. Para que isto ocorra, enfatizamos a utilização de ações verdadeiramente interdisciplinares que perpassem de forma longitudinal todos os anos do curso médico e integrem as demais especialidades. A ampliação e diversificação dos cenários formais de aprendizagem, além da preocupação com a capacitação e qualificação docente nesta área foram identificadas como pilares indispensáveis à formação de profissionais que possam atender de forma adequada às necessidades de saúde da população idosa nas próximas décadas.

Palabras clave : Currículo; Educação Médica; Geriatria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )