SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3O Ensino de Geriatria e Gerontologia na Graduação MédicaDesafios Organizacionais para Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde em Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

PIMENTEL, Emanuelle Cavalcante et al. Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.352-358. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e01262014.

As Instituições de saúde de ensino superior têm buscado efetuar mudanças em seus projetos político-pedagógicos, replanejando, assim, seus currículos. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar o processo de ensino-aprendizagem no estágio supervisionado, quando realizado com a integração de estudantes de diversos cursos na área da saúde, utilizando como abordagem um estudo de caso etnográfico, por meio de observação participante, questionário semiestruturado e grupo focal. Mediante a triangulação dos dados, pôde-se perceber a importância da interdisciplinaridade, do trabalho em equipe, da contribuição para a formação profissional e do papel do docente como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, estimulando o senso crítico e a tomada de decisão. A proposta do Estágio Integrado permite um novo olhar no processo de ensino-aprendizagem, aliada à diversificação do cenário de prática, principalmente quando se fala em ensino na saúde. O Estágio Integrado pode ser entendido como uma estratégia pedagógica para tentar superar a fragmentação do conhecimento e ser utilizado como um referencial por outras Instituições de ensino na saúde que buscam formar profissionais de saúde com perfil humanista, capazes de atuar na integralidade da atenção à saúde e em equipe.

Palabras clave : Estágio; Ensino; Aprendizagem; Educação em Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )