SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Teaching and Learning in Supervised Internship: Integrated Internship in HealthSocial Representation of Student Experiences in Medical School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SANTOS, Adriano Maia dos; GIOVANELLA, Ligia; BOTELHO, Henrique  and  SOUSA, Jaime Correia de. Desafios Organizacionais para Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde em Portugal. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.359-369. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e01542014.

Este artigo analisa os principais aspectos da Reforma da Atenção Primária à Saúde (APS) em Portugal, que culminaram na implantação das Unidades de Saúde Familiar (USF), ampliação do acesso e melhoria no processo de coordenação dos cuidados. Identifica avanços e limites da reforma na APS portuguesa, que, apesar do contexto social e histórico distinto, podem subsidiar as políticas de saúde no Brasil. Realizou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa, em Portugal, elegendo-se quatro USF na Região Norte, uma USF na Região de Lisboa/Vale do Tejo e dois Agrupamentos de Centros de Saúde (Aces) na Região Norte. Foram realizadas 20 entrevistas semiestruturadas, com observação sistemática e análise documental. O sucesso da reforma destaca-se na dimensão micropolítica, ou seja, na criação das USF como processo voluntário de adesão dos profissionais de saúde, o que permite certa estabilidade mesmo em tempos de crise. A Reforma da APS em Portugal é considerada um “evento extraordinário”, um exemplo bem-sucedido de intervenção nas reformas organizacionais na Europa em favor da coordenação dos cuidados por médicos generalistas.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde; Integração de Sistemas; Controle de Acesso; Medicina de Família e Comunidade; Estratégia Saúde da Família; Continuidade da Assistência ao Paciente; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )