SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Desafios Organizacionais para Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde em PortugalIntegralidade e Interdisciplinaridade na Formação de Estudantes de Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

RESTOM, Abrão Georges; RIECHELMANN, José Carlos; MACHADO, Valéria Menezes Peixeiro  e  MACHADO, José Lúcio Martins. Representação Social das Vivências de Estudantes no Curso de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.370-377. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02082014.

A medicina atua com a prevenção e a cura das doenças humanas num sentido amplo. Uma formação com enfoque em problemas permite ao estudante um poder de análise dos componentes das situações de saúde. O Programa de Integração em Saúde da Comunidade (Pisco) prevê levar estudantes e professores para a vivência da prática voltada à integralidade das ações, valorizando a prevenção e a promoção à saúde. O objetivo deste estudo foi analisar as vivências dos estudantes de Medicina no processo de avaliação das atividades do Pisco do primeiro ao quarto ano do curso e a sua relação com o projeto pedagógico do curso. Foi realizado um estudo descritivo quali-quantitativo. Foram produzidos registros escritos pelos estudantes ao final de cada encontro, de março de 2008 a dezembro de 2011, posteriormente analisados por meio do Discurso do Sujeito e pelo software QualiQuantiSoft®. Os resultados mostram diminuição do número de registros a partir da quinta etapa, pois a partir dela os alunos iniciam vivências em ambientes diferentes de prática médica e, assim, passam a desvalorizar as atividades no Programa de Saúde da Família.

Palavras-chave : Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas; Sistema Único de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )