SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Representação Social das Vivências de Estudantes no Curso de MedicinaPrevalência de Ansiedade e Depressão entre Estudantes de Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SANTOS, Renata Newman Leite Cardoso dos et al. Integralidade e Interdisciplinaridade na Formação de Estudantes de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.378-387. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02412014.

Este artigo objetiva investigar de que forma os alunos de Medicina estão sendo formados quanto à integralidade e à interdisciplinaridade. O estudo teve abordagens qualitativa e quantitativa. Inicialmente, foi realizado um grupo focal com estudantes do último ano do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba; posteriormente, todos os estudantes matriculados no último ano do curso responderam a um questionário elaborado pelos pesquisadores, com questões sobre o perfil sociodemográfico e estudantil, e sobre a integralidade e interdisciplinaridade na formação médica. As questões avaliaram conceito, prática, aptidão profissional e contribuição da extensão universitária para a integralidade e interdisciplinaridade, as quais se mostraram limitadas na formação dos estudantes. Os resultados apontam a necessidade de priorizar a interação entre teoria e prática; investir na formação dos docentes de modo a capacitá-los para atuação/ensino da integralidade e interdisciplinaridade; organizar as atividades para que possam garantir encontros em componentes curriculares obrigatórios, realizando atividades conjuntas numa perspectiva interdisciplinar; diversificar mais os cenários de prática, para que contemplem a integralidade no cuidado e a atuação interdisciplinar, em todos os níveis de atenção à saúde.

Palavras-chave : Educação Médica; Integralidade na Saúde; Comunicação Interdisciplinar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )