SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Comprehensive and Interdisciplinary Medical TrainingFunctional Syndromes in Medical Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

TABALIPA, Fábio de Oliveira et al. Prevalência de Ansiedade e Depressão entre Estudantes de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.388-394. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02662014.

Introdução

Estudantes de Medicina são uma população propícia ao desenvolvimento de transtornos de depressão e ansiedade.

Objetivo

Estimar a prevalência de ansiedade e depressão entre acadêmicos de Medicina.

Métodos

Estudo transversal envolvendo uma amostra aleatória e representativa (n = 346) de estudantes de Medicina de uma universidade no Brasil. Os níveis de ansiedade e depressão foram aferidos pelos Inventários de Depressão e Ansiedade de Beck. Análises brutas e ajustadas foram realizadas utilizando-se regressão de Poisson.

Resultados

A prevalência de ansiedade foi de 35,5%, e a de depressão, 32,8%. Mulheres apresentaram prevalência 14% maior de ansiedade e 16% maior de depressão (p = 0,025 e p = 0,006, respectivamente). Estudantes com pais não médicos apresentaram prevalência de ansiedade 23% maior (p = 0,006), e aqueles com pais médicos, prevalência de depressão 29% maior (p = 0,034). Aqueles que se sentiam sempre ou frequentemente cobrados pelos pais apresentaram ansiedade 22% maior (p = 0,006) e depressão 19% maior (p = 0,016). Estudantes que tinham preocupações com o futuro mostraram prevalência de depressão 15% maior (p = 0,017).

Conclusões

A prevalência de sintomas depressivos e ansiosos foi superior à média encontrada na população em geral.

Keywords : Ansiedade; Depressão; Prevalência; Estudantes; Medicina; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )