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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

TABALIPA, Fábio de Oliveira et al. Prevalência de Ansiedade e Depressão entre Estudantes de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.388-394. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02662014.

Introdução

Estudantes de Medicina são uma população propícia ao desenvolvimento de transtornos de depressão e ansiedade.

Objetivo

Estimar a prevalência de ansiedade e depressão entre acadêmicos de Medicina.

Métodos

Estudo transversal envolvendo uma amostra aleatória e representativa (n = 346) de estudantes de Medicina de uma universidade no Brasil. Os níveis de ansiedade e depressão foram aferidos pelos Inventários de Depressão e Ansiedade de Beck. Análises brutas e ajustadas foram realizadas utilizando-se regressão de Poisson.

Resultados

A prevalência de ansiedade foi de 35,5%, e a de depressão, 32,8%. Mulheres apresentaram prevalência 14% maior de ansiedade e 16% maior de depressão (p = 0,025 e p = 0,006, respectivamente). Estudantes com pais não médicos apresentaram prevalência de ansiedade 23% maior (p = 0,006), e aqueles com pais médicos, prevalência de depressão 29% maior (p = 0,034). Aqueles que se sentiam sempre ou frequentemente cobrados pelos pais apresentaram ansiedade 22% maior (p = 0,006) e depressão 19% maior (p = 0,016). Estudantes que tinham preocupações com o futuro mostraram prevalência de depressão 15% maior (p = 0,017).

Conclusões

A prevalência de sintomas depressivos e ansiosos foi superior à média encontrada na população em geral.

Palavras-chave : Ansiedade; Depressão; Prevalência; Estudantes; Medicina; Educação Médica.

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