SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Prevalência de Síndromes Funcionais em Estudantes e Residentes de MedicinaLigas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

RIOS, Izabel Cristina  y  SIRINO, Caroline Braga. A Humanização no Ensino de Graduação em Medicina: o Olhar dos Estudantes. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.401-409. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e00092015.

O tema “humanização” tem sido cada vez mais recorrente nos serviços de saúde e nos currículos das escolas médicas. Com o propósito de compreender como alunos da graduação em Medicina percebem/interpretam a humanização nos cenários de ensino-aprendizagem da sua formação, foi realizado este trabalho de caráter qualitativo. Por meio da análise de base hermenêutica sobre entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos do sexto ano de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 2010, temas da humanização foram destacados e estudados: gestão dos serviços, humanidades no ensino médico, interatividade e o próprio conceito de humanização, presentes ou não nos diversos cenários de ensino-aprendizagem. O estudo aprofunda um pouco mais a compreensão da humanização no ensino médico, podendo contribuir para seu desenvolvimento na formação em Medicina ao apontar aspectos que precisam ser mais bem trabalhados junto aos alunos e a necessidade de integrar a humanização no contexto geral da formação.

Palabras clave : Humanização da Assistência; Educação Médica; Ensino; Humanidades.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )