SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Humanization in Undergraduate Medical Training: the Students’ Point of ViewThe Pedagogy of Paulo Freire and Medical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SILVA, Simone Alves da  and  FLORES, Oviromar. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.410-417. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02592013.

As Ligas Acadêmicas (LAs) surgem nas universidades brasileiras no início do século XX como estratégias e atividades extracurriculares. O objetivo deste estudo foi analisar as Ligas Acadêmicas estruturadas e em funcionamento na Universidade de Brasília como estratégias de ensino e aprendizagem.

Método

A coleta de dados foi construída por levantamento documental, entrevista de sondagem e entrevistas individuais aplicadas a acadêmicos membros das Ligas (oito representantes), professores/coordenadores membros das Ligas (quatro representantes) e acadêmicos que participavam das atividades oferecidas pelos membros das Ligas (quatro representantes).

Resultados

Percebe-se o reconhecimento do princípio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão por parte dos entrevistados, embora a atuação dos membros ligantes tenha sido marcada pelas atividades de ensino e pesquisa em contraposição às atividades extensionistas. No entanto, as concepções dos participantes refletem convergências no que se refere aos princípios/estratégias de criação e desenvolvimento das Ligas Acadêmicas como importantes na formação em saúde.

Conclusão

As Ligas Acadêmicas poderiam se tornar instrumentos de exploração da autonomia, da criticidade, da criatividade e do comprometimento, em detrimento de práticas isoladas que induzem ao risco de especialização precoce.

Keywords : Ligas; Formação; Ciências da Saúde; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )