SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3A Humanização no Ensino de Graduação em Medicina: o Olhar dos EstudantesA Pedagogia de Paulo Freire e o Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SILVA, Simone Alves da  e  FLORES, Oviromar. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.410-417. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02592013.

As Ligas Acadêmicas (LAs) surgem nas universidades brasileiras no início do século XX como estratégias e atividades extracurriculares. O objetivo deste estudo foi analisar as Ligas Acadêmicas estruturadas e em funcionamento na Universidade de Brasília como estratégias de ensino e aprendizagem.

Método

A coleta de dados foi construída por levantamento documental, entrevista de sondagem e entrevistas individuais aplicadas a acadêmicos membros das Ligas (oito representantes), professores/coordenadores membros das Ligas (quatro representantes) e acadêmicos que participavam das atividades oferecidas pelos membros das Ligas (quatro representantes).

Resultados

Percebe-se o reconhecimento do princípio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão por parte dos entrevistados, embora a atuação dos membros ligantes tenha sido marcada pelas atividades de ensino e pesquisa em contraposição às atividades extensionistas. No entanto, as concepções dos participantes refletem convergências no que se refere aos princípios/estratégias de criação e desenvolvimento das Ligas Acadêmicas como importantes na formação em saúde.

Conclusão

As Ligas Acadêmicas poderiam se tornar instrumentos de exploração da autonomia, da criticidade, da criatividade e do comprometimento, em detrimento de práticas isoladas que induzem ao risco de especialização precoce.

Palavras-chave : Ligas; Formação; Ciências da Saúde; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )