SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Saúde Bucal no Âmbito Escolar e Familiar: da Autonomia à Transformação SocialAprendizagem Reflexiva: o Uso do Portfólio Coletivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

FRANCO, Camila Ament Giuliani dos Santos et al. OSCE para Competências de Comunicação Clínica e Profissionalismo: Relato de Experiência e Meta-Avaliação. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.433-441. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02832014.

A comunicação clínica e o profissionalismo estão entre as principais competências médicas e, portanto, devem ter sua avaliação garantida. Nesse contexto, o exame clínico objetivo estruturado (OSCE) tem papel fundamental.

Objetivos

Descrever as etapas de elaboração de um OSCE, bem como a avaliação da qualidade das estações e a percepção do estudante de Medicina sobre a sua realização.

Método

O estudo é composto pela realização de um OSCE com quatro estações por 16 estudantes de Medicina e pela análise da qualidade psicométrica e aplicação de um questionário de satisfação.

Resultados

Para os estudantes, o OSCE é o método que melhor avalia e ensina essas competências, ao passo que os testes de múltipla escolha estão no polo oposto quanto à avaliação. Em relação à qualidade múltipla das estações: duas se apresentaram com boa confiabilidade, uma se tornou satisfatória após adequação e uma se revelou inconsistente.

Conclusão

Mesmo bem avaliadas pelos estudantes, algumas estações apresentaram falhas. A análise do OSCE é fundamental para sua validade e mensurabilidade, em especial para o OSCE de alta aposta.

Palabras clave : Avaliação; Comunicação em Saúde; Educação Médica; Simulação de Paciente; Competência Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )