SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3OSCE for Communication Skills and Professionalism: Case Report and Meta-AnalysisEducational Experience in Pathology at the UFC Medical School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

CARDOSO, Danielly Santos dos Anjos; OLIVEIRA, Janine Melo de; COSTA, Laís de Miranda Crispim  and  ROZENDO, Célia Alves. Aprendizagem Reflexiva: o Uso do Portfólio Coletivo. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.442-449. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e00012015.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o uso do portfólio coletivo como instrumento da aprendizagem reflexiva, com base na experiência de um grupo tutorial multidisciplinar no PET/Vigilância em Saúde do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. Optou-se por trabalhar com o portfólio coletivo como um dos instrumentos para acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem reflexivo dos estudantes, na intenção de contribuir para divulgar instrumentos que facilitem esse processo em grupos tutoriais. A organização e a apresentação do portfólio coletivo foram norteadas pelo Arco de Charles Maguerez numa perspectiva problematizadora, abrangendo cinco sessões: vivência no serviço, atividades de ensino, pesquisa, extensão e relatório. Graças a essa experiência, foi possível identificar que o portfólio tem sido um instrumento facilitador para a construção do aprendizado do estudante e do grupo, permitindo o registro crítico e reflexivo do caminho percorrido e da aprendizagem significativa, estimulando a comunicação, a integração e as relações estabelecidas no grupo, além das sensações e emoções do que foi vivenciado.

Keywords : Aprendizagem; Ensino; Vigilância em Saúde Pública; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )