SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Reflective Learning: the Use of the Collective PortfolioThe UNESCO Core Curriculum as a Basis for Training in Bioethics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MONTEIRO, Daniela Cristina Sensato et al. Experiência Pedagógica em Patologia na Faculdade de Medicina da UFC. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.450-455. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e00042015.

Objetivo

Relatar a experiência da aplicação de material didático composto por catálogo com imagens macroscópicas e microscópicas, disponível em meio impresso e digital, acompanhado de coleções de lâminas, instrumento criado por alunos do mestrado e iniciação científica, focando a autonomia do aprendizado em Patologia Humana para os alunos da graduação.

Métodos

Foi elaborado um questionário para ser aplicado aos alunos, para avaliação de resultados alcançados pelo modelo criado, que será oferecido aos estudantes de diversos cursos que possuem a disciplina de Patologia Humana, oferecida na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). O catálogo relata a história e evolução da doença de uma paciente com tuberculose sistêmica, suas manifestações clínicas, exames físicos e laboratoriais, além de achados de necropsia, com diferentes aspectos da resposta inflamatória.

Resultados

Os alunos que viveram esta experiência se manifestaram a favor da implantação da nova ferramenta como material didático da disciplina e sua manutenção nos laboratórios.

Conclusão

A inovação nas aulas é necessária, e este modelo surge como um material complementar para a melhoria e motivação das aulas práticas no tema proposto.

Keywords : Patologia; Aprendizagem; Motivação; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )