SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4A Tomada de Decisão (Bio)ética: Estudo Preliminar Utilizando o Mobile Eye TrackingEstudo sobre o Uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da Unifesp índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GIGLIO, Margareth Rocha Peixoto et al. Contracepção Hormonal segundo a Ótica do Estudante de Medicina: Mais um Desafio para o Ensino Médico Brasileiro?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.502-506. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e02952014.

Introdução

Desde a década de 1960, vêm-se utilizando anticoncepcionais orais como forma efetiva de contracepção. De modo a uniformizar e guiar a prescrição de tais medicamentos em situações especiais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou o guia Critérios de elegibilidade para o uso de contraceptivos.

Objetivo

Este estudo objetiva avaliar os conhecimentos de internos de Medicina de uma universidade a respeito da prescrição de anticoncepcionais hormonais de acordo com o Guia da OMS.

Métodos

Foi realizado um estudo transversal, descritivo, com alunos do quinto e sexto anos de Medicina de uma universidade em Goiânia (GO) por meio da aplicação de um questionário com perguntas técnicas sobre indicações e contraindicações de determinados métodos contraceptivos em situações especiais. Foi realizada análise univariada, e os dados foram dispostos em tabelas de frequência.

Resultados

Responderam ao questionário 92% dos acadêmicos, dos quais 72% afirmaram se sentir aptos a prescrever anticoncepcionais hormonais (ACH). Os acertos variaram de 3%, na prescrição correta em hipertensas leves, a 27%, em mulheres com cefaleia leve sem sinais focais.

Conclusão

A maioria dos alunos se sentia apta a prescrever contraceptivos hormonais, mas grande parte deles apresenta conhecimento inconsistente quando colocada em situações especiais presentes na prática clínica. Considerando-se que o interno dentro em breve ingressará no mercado de trabalho, propõe-se uma revisão do plano de ensino de forma a dar mais ênfase ao tema em questão.

Palavras-chave : Anticoncepcional; Transtonos de Enxaqueca; Tromboembolia; Hipertensão; Hábito de Fumar; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )