SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Estudo sobre o Uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da UnifespRepercussões do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na Reforma Curricular de Escolas Médicas Participantes do Programa de Incentivos às Mudanças Curriculares dos Cursos de Medicina (Promed) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

GUIMARAES, Angélica Cordeiro; FALBO, Gilliatt Hanois; MENEZES, Thálita  y  FALBO, Ana. Percepção do Estudante de Medicina acerca do Ambiente Educacional Utilizando o Dreem. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.517-526. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e01062014.

Introdução

A percepção sobre o ambiente educativo pode influenciar o desempenho acadêmico, e a sua análise fornece subsídios importantes para melhorá-lo.

Objetivo

Avaliar a percepção do estudante acerca do ambiente educativo do Hospital Dom Malan/Imip durante o internato médico.

Método

Estudo do tipo survey, envolvendo 105 estudantes no período de abril a setembro de 2013. Foi utilizado o questionário Dundee Ready Education Environment Measure (Dreem).

Resultados

Foram considerados os seguintes resultados: questões individuais, as cinco dimensões e o Dreem global. A percepção geral foi considerada “more positive than negative” (pontuação 144,4/200), e a análise das dimensões revelou: percepção da aprendizagem: “a more positive perception”; percepção sobre os preceptores: “model course organisers” (49,5%); percepção dos resultados acadêmicos: “feeling more on the positive side” (70,5%); percepção do ambiente geral: “a more positive atitude” (55,2%); percepção das relações sociais: “not a nice place” (90,5%); e percepção geral do ambiente educativo: “more positive than negative” (69,5%). Não houve diferença estatisticamente significante quando comparados os dois grupos (p >0,05).

Conclusões

A percepção geral foi positiva, e a dimensão das relações sociais foi apontada como problemática.

Palabras clave : Educação Médica; Ambiente Educativo; Dreem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )