SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Repercussões do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na Reforma Curricular de Escolas Médicas Participantes do Programa de Incentivos às Mudanças Curriculares dos Cursos de Medicina (Promed)Avaliação das Atitudes de Estudantes da Área da Saúde em relação a Pacientes Esquizofrênicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SILVA, Jocekleyton Ramalho da et al. Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Curso de Medicina da UFRN. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.537-541. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e02562014.

Está claro na literatura que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) oferecem um ambiente acadêmico virtual que melhora a interação entre docentes e alunos. Baseado nisto, nosso trabalho descreveu de que modo o estudante de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte utiliza as TICs. Também investigou quais dessas ferramentas são utilizadas e a interferência da língua inglesa emseu uso. Esta pesquisa éum estudo descritivo de delineamento transversal, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário autoaplicável, padronizado e anônimo.Ao final do estudo, obteve-se uma taxa geral de respostas de 82% (n = 489). Verificou-se que as redes sociais são utilizadas por quase a totalidade dos estudantes (97,3%), que há um uso mais frequente de artigos científicos para o aprendizado ao longo dos períodos e que o uso majoritário da língua inglesa nessas ferramentas não constitui uma barreira para a maior parte da amostra (72%).

Palavras-chave : Tecnologia; Educação Médica; Ensino; Rede Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )