SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue4Evaluation of Attitudes toward Schizophrenic Patients among Health StudentsStress in Medical Education: How to Face This Reality? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SILVEIRA, João Luiz Gurgel Calvet da; RODRIGUES, Karla Ferreira; SHISHIDO, Mônica  and  MORAES, Patrícia. Pesquisa e Extensão em Saúde e a Aprendizagem nos Níveis Cognitivo e Afetivo. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.550-557. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e02852014.

O objetivo deste estudo foi comparar a aprendizagem nos níveis cognitivo e afetivo entre alunos bolsistas do programa PET-Saúde e alunos que não tiveram experiência em atividades de pesquisa e extensão. O método utilizado foi um estudo exploratório comparativo com 14 estudantes dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física da Universidade Regional de Blumenau. Os temas abordados foram integralidade do cuidado em saúde, pesquisa e extensão. Utilizou-se abordagem qualitativa por meio da técnica de entrevista semiestruturada. A análise foi realizada por meio da taxonomia de Bloom.Os Alunos envolvidos com as atividades de pesquisa e extensão no programa PET-Saúde atingiram maiores níveis da taxonomia de Bloom nos domínios cognitivo e afetivo em comparação com os outros estudantes. A experiência dos estudantes nos grupos PET-Saúde parece contribuir para uma aprendizagem diferenciada nos cursos da saúde.

Keywords : Aprendizagem; Educação Superior; Integralidade em Saúde; Recursos Humanos em Saúde; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )