SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue4Stress in Medical Education: How to Face This Reality?What Factors Influence the Approval Ratings in the Discipline of Human Anatomy? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

JABUR, Sérgio Marques  and  SILVEIRA, Fernando de Almeida. Linguagem como Abertura ao Diálogo entre Cuidado em Saúde e Educação Médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.565-573. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e00802014.

Este estudo objetivou estudar a temática do cuidado, inerente e imanente às relações dos sujeitos da saúde, a partir de uma pesquisa teórica com implicações para a prática. Utilizamos o referencial filosófico de Merleau-Ponty, que analisa o sujeito do conhecimento em sua experiência mundana. Sob esta ótica, parte-se do pressuposto de que a experiência vivida pelo profissional da ciência médica, em seus campos de atuação, abre um espaço singular de constituição de sentidos em suas trocas intersubjetivas. A linguagem, como ponto de partida para o entendimento da relação entre a equipe de saúde e os usuários dos equipamentos, tem na comunicação a possibilidade de abertura para o homem se constituir enquanto sujeito autônomo; e a cada momento, a fala propicia a interação entre o eu e o outro, favorecendo o encontro. A fenomenologia, cada vez mais evidenciada em estudos de saúde, é importante ferramenta para a educação médica e, ao apresentar a linguagem como o sentido que habita a palavra, torna-se elemento-chave das atuações clínico-institucionais, promovendo a produção de cuidado.

Keywords : Linguagem; Comunicação Interdisciplinar; Existencialismo; Cuidado; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )