SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue4What Factors Influence the Approval Ratings in the Discipline of Human Anatomy?Report of Pedagogical Innovation in the Medical Ecology Approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

RABELO, Lísia  and  GARCIA, Vera Lúcia. Role-Play para o Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Relacionais. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.586-596. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e01052014.

O desenvolvimento de habilidades de comunicação e relacionais (HbCR) é essencial para a formação médica, logo a utilização de estratégias educacionais que favoreçam seu aprendizado é necessária. O presente trabalho tem por objetivos descrever o processo de implementação da técnica de role-play e avaliar sua utilização no ensino das HbCR, de acordo com a percepção docente. A técnica foi utilizada no curso de Semiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FMB/UFBA). Para atender a esses objetivos, o presente artigo foi estruturado em duas partes: plano de implementação da técnica de role-play e aplicação do role-play segundo a percepção do docente. O role-play revelou ser uma técnica factível, extremamente adequada ao ensino das HbCR, em consonância com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.

Keywords : Role-Play; –Comunicação; –Relação Médico-Paciente; –Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )