SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Quais Fatores Influenciam a Taxa de Aprovação na Disciplina de Anatomia Humana?Relato de Inovação Pedagógica na Abordagem da Ecologia Médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

RABELO, Lísia  e  GARCIA, Vera Lúcia. Role-Play para o Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Relacionais. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.586-596. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e01052014.

O desenvolvimento de habilidades de comunicação e relacionais (HbCR) é essencial para a formação médica, logo a utilização de estratégias educacionais que favoreçam seu aprendizado é necessária. O presente trabalho tem por objetivos descrever o processo de implementação da técnica de role-play e avaliar sua utilização no ensino das HbCR, de acordo com a percepção docente. A técnica foi utilizada no curso de Semiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FMB/UFBA). Para atender a esses objetivos, o presente artigo foi estruturado em duas partes: plano de implementação da técnica de role-play e aplicação do role-play segundo a percepção do docente. O role-play revelou ser uma técnica factível, extremamente adequada ao ensino das HbCR, em consonância com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.

Palavras-chave : Role-Play; –Comunicação; –Relação Médico-Paciente; –Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )