SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de ExperiênciaAprendizagem Híbrida na Educação Médica: uma Revisão Sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

LEON, Luciana Brosina de  y  ONOFRIO, Fernanda de Quadros. Aprendizagem Baseada em Problemas na Graduação Médica – Uma Revisão da Literatura Atual. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.614-619. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e01282014.

A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma técnica em que a transmissão do conhecimento se dá a partir de casos elaborados com base em casos reais, tendo como principal objetivo a busca da aprendizagem pelo próprio estudante. Este trabalho tem por finalidade revisar os artigos originais publicados nos últimos dois anos sobre o tema, na graduação médica. A maioria dos trabalhos revisados demonstrou bons resultados quando utilizada a ABP, principalmente no que diz respeito a pensamento crítico e habilidades técnicas. O uso concomitante de mais de uma técnica, porém, traz maiores benefícios na formação médica.

Palabras clave : Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação Médica; Métodos de Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )