SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue4Problem-Based Learning Undergraduate Courses in Medicine – A Review of the Current LiteratureDoctor Training for the SUS: Education and Family Health Integration – An Integrative Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

GOUDOURIS, Ekaterini  and  STRUCHINER, Miriam. Aprendizagem Híbrida na Educação Médica: uma Revisão Sistemática. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.620-629. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e01642014.

A Aprendizagem Híbrida vem sendo considerada importante na educação médica, mas ainda não está estabelecido quando e qual a melhor forma de incorporá-la. Realizamos uma revisão sistemática sobre o tema, do período de janeiro de 2000 a outubro de 2013. A maioria dos artigos foi publicada nos últimos cinco anos e constitui relatos de experiências de curta duração, na graduação, em áreas clínicas, apresentando ampla diversidade de métodos instrucionais e apresentações, bem como de processos de avaliação de eficácia e de resultados, em geral, limitados à avaliação da reação dos alunos e da aprendizagem. Até o momento, não se pode afirmar que a Aprendizagem Híbrida supere o ensino presencial, assim como não é possível esclarecer muitas das questões ainda em aberto sobre o seu uso na educação médica. É necessário difundir o conceito de Aprendizagem Híbrida para além da simples incorporação de tecnologias no ensino presencial, bem com desenvolver agendas de pesquisa especificamente para esta modalidade de ensino, no sentido de definir sua real contribuição, assim como métodos instrucionais mais adequados aos diversos cenários e demandas do ensino médico.

Keywords : Aprendizagem Híbrida; Educação Médica; Revisão Sistemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )