SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Aprendizagem Baseada em Problemas na Graduação Médica – Uma Revisão da Literatura AtualFormação de Médicos para o SUS: a Integração Ensino e Saúde da Família – Revisão Integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GOUDOURIS, Ekaterini  e  STRUCHINER, Miriam. Aprendizagem Híbrida na Educação Médica: uma Revisão Sistemática. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.620-629. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e01642014.

A Aprendizagem Híbrida vem sendo considerada importante na educação médica, mas ainda não está estabelecido quando e qual a melhor forma de incorporá-la. Realizamos uma revisão sistemática sobre o tema, do período de janeiro de 2000 a outubro de 2013. A maioria dos artigos foi publicada nos últimos cinco anos e constitui relatos de experiências de curta duração, na graduação, em áreas clínicas, apresentando ampla diversidade de métodos instrucionais e apresentações, bem como de processos de avaliação de eficácia e de resultados, em geral, limitados à avaliação da reação dos alunos e da aprendizagem. Até o momento, não se pode afirmar que a Aprendizagem Híbrida supere o ensino presencial, assim como não é possível esclarecer muitas das questões ainda em aberto sobre o seu uso na educação médica. É necessário difundir o conceito de Aprendizagem Híbrida para além da simples incorporação de tecnologias no ensino presencial, bem com desenvolver agendas de pesquisa especificamente para esta modalidade de ensino, no sentido de definir sua real contribuição, assim como métodos instrucionais mais adequados aos diversos cenários e demandas do ensino médico.

Palavras-chave : Aprendizagem Híbrida; Educação Médica; Revisão Sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )