SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

LIRA, Geison Vasconcelos  e  NOGUEIRA, Denise Lima. Teoria e Método para um Modelo de Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.1, pp.4-10. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e00952014.

Hospitais de Ensino servem de cenário de prática para atividades curriculares de cursos da área da saúde, podendo ser de propriedade de uma Instituição de Ensino Superior, pública ou privada, ou formalmente conveniados a esta, apresentando como eixos de reestruturação atenção à saúde, gestão hospitalar, ensino e pesquisa. Desta forma, este trabalho tem como objetivo descrever um modelo heurístico de avaliação de Hospitais de Ensino com base nos conceitos de paradigma de pesquisa e de modelo teórico, tomando como hipótese de trabalho que a avaliação é uma aplicação da metodologia das ciências sociais. Assim, com respeito ao marco metodológico, elegemos a Avaliação de Quarta Geração de Egon G. Guba e Yvona S. Lincoln como metodologia de apreensão dos significados, valores, questões e preocupações frente aos processos de gestão, ensino, pesquisa e assistência, por meio de seus stakeholders, implicados no processo.

Palavras-chave : Hospitais de Ensino; Avaliação; Métodos; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )