SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Theory and Method of an Evaluation Model for Brazilian Teaching HospitalsMedical Humanities as a Field of Knowledge in Medicine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MAYERNYIK, Marcelo de Almeida  and  OLIVEIRA, Fabio Alves Gomes de. O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.1, pp.11-20. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01752015.

O presente artigo apresenta alguns pontos essenciais do pensamento do filósofo Michael Slote em sua obra “The ethics of care and empathy”. Situamos a sua produção no contexto em que a ética do cuidado foi desenvolvida e problematizada, evidenciando, sobretudo, a questão de gênero que atravessa essa perspectiva ética. Assim, convocamos autores e autoras que dialogam estreitamente com as questões levantadas por Slote como interlocutores fundamentais para se pensar a empatia como componente fundamental da ética do cuidado. Em sequência, resgatamos o sentido ontológico do cuidado e da responsabilidade, correlacionando-os com a prática do cuidado em saúde. Ao final, apresentamos um caso paradigmático para um debate concreto da ética do cuidado e empatia no âmbito da educação moral, destacando sua importância no processo de formação dos profissionais de saúde no Brasil.

Keywords : Ética; Empatia; Identidade de Gênero; Desenvolvimento Moral; Educação Superior; Cuidado Centrado no Paciente; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )