SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Teoria e Método para um Modelo de Avaliação dos Hospitais de Ensino no BrasilHumanidades Médicas como Campo de Conhecimento em Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MAYERNYIK, Marcelo de Almeida  e  OLIVEIRA, Fabio Alves Gomes de. O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.1, pp.11-20. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01752015.

O presente artigo apresenta alguns pontos essenciais do pensamento do filósofo Michael Slote em sua obra “The ethics of care and empathy”. Situamos a sua produção no contexto em que a ética do cuidado foi desenvolvida e problematizada, evidenciando, sobretudo, a questão de gênero que atravessa essa perspectiva ética. Assim, convocamos autores e autoras que dialogam estreitamente com as questões levantadas por Slote como interlocutores fundamentais para se pensar a empatia como componente fundamental da ética do cuidado. Em sequência, resgatamos o sentido ontológico do cuidado e da responsabilidade, correlacionando-os com a prática do cuidado em saúde. Ao final, apresentamos um caso paradigmático para um debate concreto da ética do cuidado e empatia no âmbito da educação moral, destacando sua importância no processo de formação dos profissionais de saúde no Brasil.

Palavras-chave : Ética; Empatia; Identidade de Gênero; Desenvolvimento Moral; Educação Superior; Cuidado Centrado no Paciente; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )