SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Empathic Care: Contributions to Ethics and its Interface with Moral Education in Health TrainingStructuring Systems for Programmatic Assessment of Medical Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

RIOS, Izabel Cristina. Humanidades Médicas como Campo de Conhecimento em Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.1, pp.21-29. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01032015.

Este ensaio aborda as humanidades médicas como campo de conhecimento e sua constituição em corpo teórico e metodológico de caráter próprio, particularmente na educação médica. Historicamente, as humanidades médicas surgiram paralelamente ao desenvolvimento do campo das ciências humanas e sociais em saúde, tendo com elas vários pontos de contato. Pelo estudo da literatura, delimitamos os dois campos quanto a objeto de estudo, interesses e interação com a realidade. Na educação médica, ainda que não haja consenso sobre as disciplinas/saberes que compõem as humanidades médicas, a tarefa é desenvolver nos alunos competência ético-relacional para a boa prática médica. Entre as várias dificuldades, destaca-se o distanciamento das experiências de ensino de temas humanísticos com a prática médica. O ensaio finaliza com a ideia de que a formação humanística deve emergir da práxis médica. Falta medicina nas humanidades médicas, principalmente porque faltam professores capazes de realizar a interdisciplinaridade constitutiva de seu campo.

Keywords : Humanização da Assistência; Educação Médica; Ciências Humanas; Ciências Sociais; Humanidades; Medicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )