SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em SaúdeEstruturação de Sistemas para Avaliação Programática do Estudante de Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

RIOS, Izabel Cristina. Humanidades Médicas como Campo de Conhecimento em Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.1, pp.21-29. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01032015.

Este ensaio aborda as humanidades médicas como campo de conhecimento e sua constituição em corpo teórico e metodológico de caráter próprio, particularmente na educação médica. Historicamente, as humanidades médicas surgiram paralelamente ao desenvolvimento do campo das ciências humanas e sociais em saúde, tendo com elas vários pontos de contato. Pelo estudo da literatura, delimitamos os dois campos quanto a objeto de estudo, interesses e interação com a realidade. Na educação médica, ainda que não haja consenso sobre as disciplinas/saberes que compõem as humanidades médicas, a tarefa é desenvolver nos alunos competência ético-relacional para a boa prática médica. Entre as várias dificuldades, destaca-se o distanciamento das experiências de ensino de temas humanísticos com a prática médica. O ensaio finaliza com a ideia de que a formação humanística deve emergir da práxis médica. Falta medicina nas humanidades médicas, principalmente porque faltam professores capazes de realizar a interdisciplinaridade constitutiva de seu campo.

Palavras-chave : Humanização da Assistência; Educação Médica; Ciências Humanas; Ciências Sociais; Humanidades; Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )