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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
MELO, Natália Wolmer de; SOUZA, Edvaldo e BARBOSA, Leopoldo. Competência Moral e Espiritualidade na Educação Médica: Realidade ou Desafio?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.1, pp.43-52. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01192015.
Estudantes de Medicina iniciam a faculdade idealistas, mas muitos consideram sair indiferentes: este é o maior desafio da educação médica. Estudos ratificam uma involução da competência moral durante o curso. Outro interesse crescente no meio acadêmico é a espiritualidade.
Objetivo
Avaliar a relação entre competência moral e espiritualidade dos estudantes de Medicina.
Métodos
Estudo descritivo transversal, com 121 estudantes. A coleta foi realizada por meio do software limesurvey, contendo o TCLE e três questionários: sociodemográfico, teste de competência moral de George Lind, calculado em planilha do Excel, e escala de espiritualidade de Pinto e Pais-Ribeiro. Utilizou-se o software Stata 12.0 na análise.
Resultados
Ter religião está associado a maior espiritualidade. Em relação ao gênero feminino e a ter pais médicos, houve tendência de associação com espiritualidade elevada. O escore C manteve-se crescente durante o curso. Na relação entre espiritualidade e competência moral, estudantes com baixa espiritualidade apresentaram tendência a escore C maior.
Conclusão
Estudantes mais espiritualizados apresentam tendência a ter competência moral menor. O questionário de espiritualidade, contudo, está intrincado com dimensões religiosas, que tendem a limitar o desenvolvimento da competência moral na população estudada.
Palavras-chave : Moral; Espiritualidade; Estudantes de Medicina; Educação Médica.