SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Teaching Medical Students about Disability: What Is There in the World?Family Health Strategy in Focus: Bioethical Training of Community Health Agents, in Three Acts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PEREIRA, Teresa Avalos; ARECO, Kelsy Catherina Nema; TARCIA, Rita Maria Lino  and  SIGULEM, Daniel. Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por Professores da Área da Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.1, pp.59-66. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01482015.

Objetivo

Investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por professores da Unifesp.

Métodos

Estudo observacional descritivo do tipo transversal, baseado em amostra aleatória simples composta por 191 respondentes. Estudou-se a associação do número total de 27 TIC com as variáveis idade, sexo, titulação, lecionar em dois ou mais cursos e participação em curso preparatório para docência no ensino superior.

Resultados

A idade média foi de 49 anos, 60,7% do sexo feminino, 72,8% em nível de doutorado e 33,0% lecionavam em dois ou mais cursos. Observou-se associação negativa entre quantidade de TIC e idade, e associação direta entre titulação e realização de curso para docência.

Conclusão

A quantidade de instrumentos utilizados diminuiu 1,2 a cada dez anos, aumentou 1,8 com a participação do docente em curso preparatório e 1 a cada titulação obtida.

Keywords : Tecnologia Educacional; Educação Superior; Ciência da Informação; Tecnologia da Informação; Docentes; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )