SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em SaúdeO Papel da Psicoterapia de Grupo na Formação do Residente em Psiquiatria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ANDRADE, Ana Flávia Leite de; PESSALACIA, Juliana Dias Reis; DANIEL, Jéssica Campos  e  EUFLAUZINO, Igor. Processo Ensino-Aprendizagem em Bioética: um Debate Interdisciplinar. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.1, pp.102-108. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01732015.

Introdução

Mediante as transformações políticas, científicas e epidemiológicas, surgem novas demandas de cuidados e a necessidade de formar profissionais críticos frente aos problemas bioéticos.

Objetivo

Identificar as experiências de profissionais participantes de uma mesa interdisciplinar voltada ao processo ensino-aprendizagem em bioética.

Métodos

Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, por meio da análise de conteúdo de Bardin, na modalidade análise temática.

Resultados e discussão

Foram entrevistados 11 profissionais de saúde e humanas, participantes dos debates promovidos numa universidade pública federal de Divinópolis (MG), Brasil. Dos relatos emergiram duas categorias de análise: “o debate interdisciplinar como ferramenta para o processo ensino-aprendizagem” e “perplexidade mediante a complexidade dos temas bioéticos”. Os profissionais ressaltaram a relevância dos debates, por possibilitarem a interlocução entre teoria e prática, e por vislumbrarem diferentes contextos e opiniões. Destacaram a necessidade de espaços de reflexão e discussão frente à complexidade dos temas.

Considerações finais

O debate em mesas interdisciplinares favorece o processo ensino-aprendizagem, oferecendo subsídios para o posicionamento dos profissionais e para uma tomada de decisão consciente frente aos problemas bioéticos da atualidade.

Palavras-chave : Bioética; Ciências da Saúde; Comunicação Interdisciplinar; Ensino; Materiais de Ensino; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )