SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1A Pesquisa na Saúde e Suas Limitações: a Questão do Erro Médico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GRINCEVICIUS, Tatiana Damasceno  e  MORAES, Suzana Guimarães. Software Educacional: Nematelmintos de Aquisição Passiva. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.1, pp.151-159. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e00152015.

Objetivo

Desenvolver e avaliar um software educacional com base em imagens parasitológicas de helmintos, abordando de forma ilustrativa e interativa os nematelmintos de transmissão passiva, o que poderá ser útil a professores, profissionais e alunos de graduação das diferentes profissões da saúde na compreensão e identificação dessas verminoses, aproximando-os também da prática profissional.

Metodologia

O software foi construído com base em um banco de imagens do próprio autor, utilizando o multimídia Flashâ, que permite elaborar animações e simulações em linguagem vetorial, resultando em arquivos pequenos, que podem ser disponibilizados através da web ou em mídias ópticas e magnéticas. A avaliação do produto final foi feita por estudantes de Medicina.

Resultados

O software foi concluído e bem avaliado pelos estudantes do curso de Medicina (n=97) da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC/SP. Os pré e pós-testes do material mostraram consistente crescimento do conhecimento, seja por autoavaliação ou por questões objetivas fechadas.

Conclusão

Os resultados atuais permitem concluir que o software é de grande interesse educacional e poderá ser útil a estudantes, profissionais e docentes da área da saúde.

Palavras-chave : Parasitologia; Helmintos –Educação em Saúde; Software; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )