SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Matrixes for Competency-Guided Teaching of Medical Emergency Care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MOREIRA, Glaucia de Oliveira  and  MOTTA, Luciana Branco. Competência Cultural na Graduação de Medicina e de Enfermagem. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.2, pp.164-171. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02902014.

Introdução

A competência cultural é necessária para que os futuros profissionais saibam trabalhar em contextos diversos.

Material e métodos

Uma coorte prospectiva com alunos de Enfermagem e Medicina avaliou, por meio de um questionário na fase pré-estágio e de um portfólio reflexivo após quatro meses, o nível de conhecimento das políticas públicas para a população indígena, as reflexões e as impressões sobre o ensino e as práticas de saúde a ela destinadas.

Resultados

Menos de 67% dos alunos tinham conhecimento das políticas públicas de atenção à saúde indígena; todos indicaram a necessidade de o currículo dar maior atenção aos aspectos culturais na prática. O portfólio revelou desafios no atendimento, com desarticulação das políticas públicas e falha de comunicação, que supera a barreira linguística.

Conclusão

Há uma demanda real para o desenvolvimento de estratégias de treinamento para os profissionais de saúde que atuarão na rede. Daí a necessidade de adequar o currículo dos cursos da área da saúde, contribuindo para a integração, a interdisciplinaridade e assistência com diálogo intercultural, como preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014.

Keywords : –Competência Cultural; –Educação em Saúde; –Saúde das Minorias; –Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )