SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Cultural Competence in Undergraduate Medical and Nursing TrainingEvaluation of the Knowledge of Medical Professors, Residents, and Medical Students regarding Death Certificate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SENGER, Maria Helena  and  CAMPOS, Maria Celeste Gonçalves. Matrizes para a Aquisição de Competências no Ensino de Urgências Clínicas / Ensino de Urgências Orientado por Competências. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.2, pp.172-182. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02212014.

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, campus Sorocaba, inseriu o aluno do internato em uma Unidade de Pronto Atendimento no estágio de urgências clínicas com os objetivos de melhorar o processo de ensino-aprendizagem em urgências durante a graduação e preparar o graduando para atuar em todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa experiência levou à análise das competências a serem adquiridas para o atendimento ao paciente clínico nos serviços de urgência, considerando as especificidades desse tema. Para a aquisição de tais competências, foram construídas matrizes de conhecimentos, habilidades e atitudes, baseadas nas demandas por atendimento e nas oportunidades de aprendizagem, enfatizando que os conteúdos e as práticas devem ser oferecidos desde os anos iniciais da graduação. O modelo curricular da FCMS, desenvolvido por meio de módulos, mostrou ser propício a esta construção. Esse arcabouço pode ser estendido a escolas que usam outras estratégias pedagógicas e pode ser desenvolvido por várias disciplinas, conferindo ao ensino de urgências um caráter longitudinal e interdisciplinar.

Keywords : Educação Médica; Emergência; Competência Clínica; Educação Baseada em Competências; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )