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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SANT’ANA, Elisete Regina Rubin de Bortoli  e  PEREIRA, Edna Regina Silva. Preceptoria Médica em Serviço de Emergência e Urgência Hospitalar na Perspectiva de Médicos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.2, pp.204-215. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e00542014.

Este estudo analisa a preceptoria na perspectiva de médicos em um serviço de emergência e urgência de um hospital de ensino em Goiânia (GO). Teve abordagem qualitativa e participação de 15 médicos no período de janeiro a março de 2013, por meio de entrevista semiestruturada. Na análise dos dados foi utilizada a técnica de análise temática de conteúdo. Constatou-se que os médicos entrevistados consideraram a preceptoria fundamental para o processo ensino-aprendizagem e que ser preceptor significa transmitir conhecimentos e se responsabilizar pela formação profissional. As discussões de casos clínicos e cirúrgicos foram as atividades de preceptoria mais citadas. Os entrevistados relataram que a preceptoria contribuiu para o preceptor continuar aprendendo. Destacaram como facilidades o bom relacionamento com a equipe multiprofissional, o interesse do estudante e a boa formação teórica; como dificuldades, falta de infraestrutura e de tempo, pouca comunicação entre docentes e preceptores, e ausência de capacitação para a preceptoria. Concluiu-se, na perspectiva dos médicos, que a preceptoria contribuiu para a formação dos futuros profissionais e que os preceptores enfrentaram muitas dificuldades no exercício dessa função, razão pela qual sugeriram melhorias na infraestrutura, nas condições de trabalho e em capacitação.

Palavras-chave : Preceptoria; Educação Médica; Emergências; Hospitais de Ensino; Médicos.

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