SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Core Competencies for Working in the Family Health Support GroupReflective e-Portfolio: Results of a Pilot Project author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

CORREA, Ricardo Dias et al. Medicina como Nova Graduação: Motivações, Dificuldades e Expectativas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.2, pp.226-233. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02402014.

Os motivos que levam graduados a iniciarem novo curso superior em Medicina têm sido pouco estudados, principalmente no Brasil. O objetivo deste trabalho foi conhecer os motivos que levam um profissional já graduado a iniciar um novo curso, especificamente Medicina, as dificuldades para cursá-lo e as expectativas profissionais. Estudo transversal com estudantes de Medicina já graduados em outros cursos superiores. Utilizou-se questionário com questões abertas e fechadas. Análise descritiva dos dados quantitativos e análise de conteúdo dos dados qualitativos foram realizadas. Dos 110 estudantes já graduados em outro curso matriculados na faculdade no período estudado, 49% (54) participaram da pesquisa. A faixa etária predominante foi de 29 a 33 anos. Os graduados ingressam no curso médico em busca de maior valorização pessoal e profissional, não alcançada no primeiro curso, principalmente melhores remuneração e empregabilidade. Embora ter completado um curso superior traga benefícios ao ingressar num segundo, há também dificuldades, uma vez que muitos já constituíram família ou precisam trabalhar. Em relação às expectativas, o desejo de obter independência financeira coexiste com a intenção de realizar a especialização em residência médica.

Keywords : Estudantes de Medicina; Motivação; Escolha da Profissão; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )