SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Competências Profissionais Essenciais para o Trabalho no Núcleo de Apoio à Saúde da FamíliaPortfólio Reflexivo Eletrônico: Resultados de um Projeto Piloto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

CORREA, Ricardo Dias et al. Medicina como Nova Graduação: Motivações, Dificuldades e Expectativas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.2, pp.226-233. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02402014.

Os motivos que levam graduados a iniciarem novo curso superior em Medicina têm sido pouco estudados, principalmente no Brasil. O objetivo deste trabalho foi conhecer os motivos que levam um profissional já graduado a iniciar um novo curso, especificamente Medicina, as dificuldades para cursá-lo e as expectativas profissionais. Estudo transversal com estudantes de Medicina já graduados em outros cursos superiores. Utilizou-se questionário com questões abertas e fechadas. Análise descritiva dos dados quantitativos e análise de conteúdo dos dados qualitativos foram realizadas. Dos 110 estudantes já graduados em outro curso matriculados na faculdade no período estudado, 49% (54) participaram da pesquisa. A faixa etária predominante foi de 29 a 33 anos. Os graduados ingressam no curso médico em busca de maior valorização pessoal e profissional, não alcançada no primeiro curso, principalmente melhores remuneração e empregabilidade. Embora ter completado um curso superior traga benefícios ao ingressar num segundo, há também dificuldades, uma vez que muitos já constituíram família ou precisam trabalhar. Em relação às expectativas, o desejo de obter independência financeira coexiste com a intenção de realizar a especialização em residência médica.

Palabras clave : Estudantes de Medicina; Motivação; Escolha da Profissão; Educação Médica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )