SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Medicine as a New Undergraduate Degree: Motivations, Challenges and ExpectationsTeaching and Learning Professional Practice: Medical Students’ Perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

FORTE, Marcos; SOUZA, Wanderley Lopes de; SILVA, Roseli Ferreira da  and  PRADO, Antonio Francisco do. Portfólio Reflexivo Eletrônico: Resultados de um Projeto Piloto. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.2, pp.234-244. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e00892014.

Este estudo investigou a implantação de um Portfólio Reflexivo Eletrônico (PRE) nas atividades de Prática Profissional (PP), que ocorrem em ambientes internos e externos ao campus. Para avaliação, um protótipo foi instalado em netbooks e usado durante cinco meses por um grupo de estudantes e um facilitador do primeiro ciclo da Unidade Educacional de Prática Profissional (Uepp) do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O estudo percorreu as seguintes etapas: levantamento dos requisitos, design e implementação do protótipo e avaliação do protótipo. Na avaliação foi feito um inquérito com aplicação de dois questionários e a realização de observações locais durante esse período. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes prefere usar o PRE nas atividades internas e em grupo, mas prefere usar papel durante o atendimento aos pacientes, e que características de hardware e software do dispositivo de acesso e os diferentes ambientes de uso influenciam essa preferência.

Keywords : Prática Profissional; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas; Informática Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )