SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Medicina como Nova Graduação: Motivações, Dificuldades e ExpectativasEnsino e Aprendizagem da Prática Profissional: Perspectiva de Estudantes de Medicina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

FORTE, Marcos; SOUZA, Wanderley Lopes de; SILVA, Roseli Ferreira da  y  PRADO, Antonio Francisco do. Portfólio Reflexivo Eletrônico: Resultados de um Projeto Piloto. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.2, pp.234-244. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e00892014.

Este estudo investigou a implantação de um Portfólio Reflexivo Eletrônico (PRE) nas atividades de Prática Profissional (PP), que ocorrem em ambientes internos e externos ao campus. Para avaliação, um protótipo foi instalado em netbooks e usado durante cinco meses por um grupo de estudantes e um facilitador do primeiro ciclo da Unidade Educacional de Prática Profissional (Uepp) do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O estudo percorreu as seguintes etapas: levantamento dos requisitos, design e implementação do protótipo e avaliação do protótipo. Na avaliação foi feito um inquérito com aplicação de dois questionários e a realização de observações locais durante esse período. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes prefere usar o PRE nas atividades internas e em grupo, mas prefere usar papel durante o atendimento aos pacientes, e que características de hardware e software do dispositivo de acesso e os diferentes ambientes de uso influenciam essa preferência.

Palabras clave : Prática Profissional; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas; Informática Médica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )