SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Portfólio Reflexivo Eletrônico: Resultados de um Projeto PilotoAnálise Comparativa da Familiaridade e Uso das TIC por Alunos de Odontologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

COSTA, Maria Cristina Guimarães da; TONHOM, Silvia Franco da Rocha  e  FLEUR, Lucas Noda. Ensino e Aprendizagem da Prática Profissional: Perspectiva de Estudantes de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.2, pp.245-253. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e01522014.

A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) construiu um currículo integrado e orientado por competência dialógica, sendo a Unidade de Prática Profissional (UPP) uma das unidades educacionais desenvolvida por meio da Problematização. Este estudo tem como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem na Unidade de Prática Profissional (UPP) na perspectiva dos estudantes do curso de Medicina. Trata-se de um estudo qualitativo, em que foi realizada entrevista com 16 estudantes escolhidos aleatoriamente, abrangendo todas as séries do curso de Medicina. Na análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo, na modalidade temática. Obtiveram-se três categorias temáticas: compreensão da proposta da UPP; o processo ensino-aprendizagem; organização do espaço de construção do conhecimento. Apesar de serem identificadas lacunas quanto à organização dessa unidade educacional, considera-se que essa proposta curricular possibilita formar um profissional definido pelas Diretrizes Nacionais e que atenda às necessidades do SUS, contribuindo para que outras escolas possam adequar seus currículos e buscar a formação de profissionais mais críticos e reflexivos.

Palavras-chave : Aprendizagem; Educação Médica; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )