SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Teaching and Learning Professional Practice: Medical Students’ PerspectiveCross-sectorial Analysis in the Health at Schools Program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

LOPES, Roanny Torres; PEREIRA, Andresa Costa  and  SILVA, Marco Antônio Dias da. Análise Comparativa da Familiaridade e Uso das TIC por Alunos de Odontologia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.2, pp.254-260. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02932014.

Estudos demonstram que o oferecimento de conteúdo virtual parece tornar as disciplinas mais atraentes. O objetivo deste estudo foi comparar o perfil de familiaridade e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de alunos ingressantes e concluintes do curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Para isto, foi enviado, via e-mail, um link para um questionário criado com a utilização do Google Drive®. A maioria dos discentes de ambos os grupos afirma utilizar a internet todos os dias, ser capaz de executar ações básicas, principalmente via dispositivos móveis, e considerar interessante o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e redes sociais no ensino, por entender que facilitam a aprendizagem. Contudo, os alunos concluintes disseram só usar a internet para estudo quando têm dúvidas, e os ingressantes afirmaram estudar pela internet todos os dias, independentemente da existência de dúvidas. Conclui-se que os discentes executam tarefas computacionais básicas e que um período de quatro anos foi suficiente para se verificarem mudanças importantes no perfil discente de um curso de graduação a ponto de se entender que a formação docente deve ser revista.

Keywords : Educação; Educação Médica; Tecnologias da informação; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )