SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Prevalence of Common Mental Disorders and Associated Factors among Medical Students: a Comparative StudyPlastic Surgery Training at Medical School in the Context of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SENA, Tais Soares  and  COSTA, Mariana Lisboa. Reflexões sobre a Inserção da Temática Gestão da Clínica na Formação Profissional em Saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.2, pp.278-285. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02822014.

O delineamento de um sistema de saúde gratuito de cobertura universal, a partir da garantia constitucional de direito à saúde em seu conceito mais abrangente, representou grande avanço para a Saúde Pública no Brasil. Entretanto, a persistência de problemas como a má gestão e insuficiência de recursos, aliados às dimensões continentais do País e às diferenças consideráveis entre as suas regiões, compromete o acesso, a qualidade e a eficiência do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS)1. Nesse contexto, urge a mudança do modelo assistencial vigente, para o que se torna fundamental a reforma do perfil do profissional de saúde nele inserido. O presente trabalho relata a experiência de aprendizagem de uma especializanda em um curso de Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde do SUS e a contribuição do emprego de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para amplificar a aquisição de novos conteúdos aplicáveis à sua prática profissional. Trata-se de um relato da trajetória de uma médica inserida no SUS, que descreve suas principais reflexões sobre uma nova temática, guiada por uma nova maneira de aprender.

Keywords : Educação Médica; Integralidade em Saúde; Metodologias Ativas; Gestão da Clínica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )