SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2O Ensino da Cirurgia Plástica na Graduação em Medicina no Contexto da Realidade BrasileiraRoda de Conversa: uma Articulação Solidária entre Ensino, Serviço e Comunidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

RODRIGUES, Milena Marchini et al. O Papel Transformador do Estudante de Medicina no Cenário da Endemia de Hanseníase no Brasil: Relato de Experiência. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.2, pp.295-300. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02882014.

Durante o Internato em Saúde da Comunidade, os acadêmicos de Medicina vivenciaram uma experiência em que foi possível desenvolver habilidades e atitudes na resolução de um caso de diagnóstico tardio de hanseníase. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, envolvendo uma Unidade Básica de Saúde da Família em Campo Grande (MS) e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O acompanhamento desta paciente permitiu reflexões e aprendizado quanto à necessidade de realizar exame físico e, com base em protocolos para diagnóstico e tratamento da hanseníase, assegurar o acompanhamento e seguimento de um caso que permaneceu por mais de dois anos sem tratamento apesar dos evidentes sinais clínicos da doença. Por outro lado, o analfabetismo, a ocupação e o espaço geográfico da paciente contribuíram para o agravamento do quadro. Este estudo de caso favoreceu uma visão ampliada da formação de profissionais, que praticaram a integração dos diferentes campos de conhecimento para garantir a assistência integral à paciente.

Palavras-chave : Educação Médica; Internato e Residência; Atenção Primária à Saúde; Hanseníase.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )